Sobre a Assessoria Internacional

A Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais (APNI) atua no planejamento, organização, coordenação e execução de parcerias internacionais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) de Minas Gerais.

O trabalho da assessoria é definir estratégias para prospecção, análise, negociação e formalização de parcerias internacionais estratégicas para o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de todo o estado. Para tal, a APNI articula com as unidades internas, órgãos e entidades vinculadas à SECTES e demais entidades do Estado; com representações diplomáticas, câmaras de comércio e governos subnacionais estrangeiros; Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) nacionais e internacionais e instituições de fomento pública e privadas (nacionais e internacionais). A APNI também auxilia no recebimento de delegações estrangeiras e envio de delegações para o exterior.

A APNI busca inserir as instituições de ensino superior e pesquisa do estado na economia do conhecimento global. Um dos importantes projetos da APNI é a criação da Rede de Universidades Mineiras. Este projeto consiste no desenvolvimento de uma rede de interação entre os Diretores de Relações Internacionais das universidades de Minas Gerais. O objetivo é o desenvolvimento de ações conjuntas para cooperação internacional com universidades e redes de universidades de outros países. Este projeto ainda permite a difusão de melhores práticas e a cooperação entre as universidades que o integram. As ações da APNI buscam fortalecer o Sistema de Inovação do Estado de Minas Gerais e gerar competitividade e atratividade frente ao cenário internacional.