Participação Individual em Congressos no País e no Exterior

Descrição: O objetivo da modalidade de apoio “Participação Individual em Congressos no País e no Exterior” é possibilitar a participação em congressos de caráter científico ou técnico-científico, no país ou no exterior, de pesquisadores, autores ou co-autores de trabalhos científicos ou tecnológicos formalmente aceitos pela comissão organizadora.

Data Limite: Fluxo contínuo. A solicitação deve ser apresentada com antecedência mínima de sessenta dias do início da realização do evento.

Nota: Para eventos a se realizarem nos três primeiros meses do ano (janeiro, fevereiro e março) a solicitação deve ser apresentada até o dia 31 de outubro do ano anterior.

Elegibilidade: Pesquisadores individuais autores ou coautores de trabalhos científicos ou tecnológicos e pesquisadores individuais que mantenham vínculo formal, de caráter permanente (empregatício) ou temporário (pesquisador visitante) com ECTIs integrantes da clientela da Fapemig.

Benefícios: A critério da Fapemig, a concessão do auxílio poderá ser total ou parcial, desde que obedecidos os valores limites, conforme disponibilizado nas Tabelas Vigentes.

Itens Financiáveis: Diárias: os valores dos apoios relativos às diárias são fixados por Decreto Estadual e constam nas Tabelas Vigentes.

Serviços de terceiros: passagens (previsão de despesas com passagens aéreas ou terrestres e taxa de inscrição).

Requisitos: Ter formação adequada e experiência relacionada à natureza temática do evento; Ter trabalho inscrito para apresentação, aprovado pela comissão organizadora do evento.

Restrições

  • A Fapemig não concede auxílio financeiro para a organização ou participação em cursos;
  • Em caso de trabalho em coautoria, apenas um dos autores receberá apoio da Fapemig;
  • A participação em congressos, no país e no exterior, está sujeita a limitações estabelecidas pela Fapemig através de cotas, além de determinação de procedimentos a serem seguidos pelas Câmaras de Assessoramento;
  • O beneficiário de apoio para congressos no exterior não poderá receber novos recursos, nesta mesma modalidade, no ano civil subsequente.

Forma de Solicitação

A solicitação do benefício deve ser feita através do Sistema Everest.

Para mais informações clique aqui.

Contatos: ci@fapemig.br

Home Page: Participação Individual em Congressos no País e no Exterior

Leave a Reply