Programa Fapemig/Capes/DAAD - Intercâmbio de Curta Duração: Intercâmbio Bilateral

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com o DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico promovem o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração: Intercâmbio Bilateral. O objetivo é financiar a ida de pesquisadores de instituições brasileiras à Alemanha e a vinda de pesquisadores de instituições alemãs ao Brasil.

Até 1º de dezembro de 2015, para missões entre 1º de maio de 2016 e 30 de abril de 2017; Até 1º de abril de 2016 para missões entre 1º de setembro de 2016 e 31 de setembro de 2017.

Pesquisadores de instituições brasileiras que desejam ir para a Alemanha e pesquisadores de instituições alemãs que desejam vir para o Brasil.

Os custos da viagem do pesquisador serão de responsabilidade do país de origem, enquanto os custos de hospedagem serão cobertos pelo país de destino.

: Para a concessão de diárias de professores alemães no Brasil, o pagamento, de acordo com as regras de algumas instituições, somente poderá ser solicitado após a chegada do professor alemão no Brasil, seguida da apresentação do termo de compromisso assinado e dos bilhetes aéreos utilizados.

Pelo lado do DAAD, as propostas devem cumprir um interstício de três anos para uma nova candidatura. Favor consultar a agência brasileira sobre o prazo no país.

A apresentação das candidaturas deverá ser feita simultaneamente à instituição brasileira e ao DAAD, observando-se as regras de cada órgão. Deve-se ter a aprovação do pleito por ambas as instituições.

Solicitações no Portal do DAAD. Para mais informações clique aqui.

Os pedidos feitos à instituição brasileira devem ser realizados por meio do Sistema Everest da Fapemig.

Central de Informações da Fapemig: ci@fapemig.br.

DAAD Rio de Janeiro - Rita Meyer: cientistas@daad.org.br.

http://www.fapemig.br/informacoes-para-o-programa-intercambio-de-curta-duracao/

Leave a Reply