FAPEMIG assina novo acordo com instituição Alemã

logo_fapemig-1

Druck

Na semana passada, o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, e o presidente da Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG), Matthias Kleiner, assinaram um novo acordo entre as duas fundações. O acordo estabelece ações conjuntas paras as instituições, com a duração inicial de cinco anos, podendo ser prorrogado a cada dois anos.

 

A parceria prevê a realização de projetos de pesquisa envolvendo os dois Países, o intercâmbio de pesquisadores e a realização e coordenação de workshops e outras atividades em conjunto. As propostas serão analisadas por ambas as partes que, decidirão, acerca das responsabilidades de financiamento, de acordo com as regras e legislação de cada País. Em princípio, cada País será responsável pelas despesas de seus pesquisadores.

Segundo o Diretor do DFG para a América Latina, Dietrich Halm, “para o DFG, a Fapemig é uma importante parceira no Brasil porque está direcionada para a qualidade da cooperação na pesquisa e possui estruturas flexíveis de financiamento. Minas Gerais, com o seu grande número de Universidades e Institutos de Pesquisa, é um centro importante no cenário brasileiro de ciências”.

A Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG) fomenta projetos de pesquisa em instituições de ensino superior e em outros órgãos de pesquisa. A entidade apóia projetos em todos os ramos da ciência, como Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas e Engenharias. Desde 2009, o acordo estabelecido entre a FAPEMIG e o DFG permite que pesquisadores brasileiros e alemães submetam propostas de projetos em conjunto para serem apoiados por essas organizações.

Leave a Reply