Parceria CNPq/Labex-Embrapa para a Concessão de Bolsas nos EUA e Europa

Descrição

O CNPq e a Embrapa por meio de seus laboratórios no exterior (Labex) acertam parceria para o oferecimento de bolsas de treinamento no exterior nas modalidades Doutorado Sandwich (SWE) e Pós Doutorado no Exterior (PDE), de acordo com os critérios e normas vigentes deste Conselho, na chamada Cronograma 1, 2 e 3 do Calendário Regular de 2011.

Labex são laboratórios virtuais da Embrapa no exterior que conectam a pesquisa agrícola brasileira aos melhores centros de pesquisa do mundo. O Labex instrumentalisa diferentes mecanismos de cooperação internacional tais como o compartilhamento de instalações, equipamentos, reagentes e equipes de pesquisadores, o que facilita a realização de pesquisas de alta qualidade e relevância e a criação de novas parcerias internacionais para atuarem em áreas e temas estratégicos para a produção agrícola no Brasil e no mundo.

Além de potencializar as atividades do Labex, as ações deste programa darão mais foco as pesquisas e treinamentos de brasileiros no exterior em Ciências Agrárias e áreas afins, uma vez que o Labex atua com visão estratégica e em áreas temáticas de vanguarda e de grande relevância para o Brasil.

As propostas devem abordar de modo exclusivo as áreas e temas objetos da programação do Labex, como: Prospecção Tecnológica, Mudanças Climáticas, Recursos Genéticos, Saúde Animal, Agroenergia, Manejo Florestal, Microbiologia Aplicada, Biologia Avançada e Biotecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade - Conservação e Gestão Ambiental e Tecnologias Agroalimentárias e Agroindustriais. Clique aqui para acessar as áreas e temas de atuação do Labex-Embrapa nos EUA e Europa.

Data Limite

A próxima data para inscrição é 29 de setembro de 2011.

Nota: As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via Internet, até as 18h da data limite. O sistema eletrônico (servidor de rede) receberá propostas com tolerância de 24 horas.

Elegibilidade

Doutorado Sandwich: o candidato deve estar formalmente matriculado, há mais de um ano, em curso de doutorado no Brasil com conceito 6 ou 7 da Capes; ou matriculado em curso 5 se não houver curso com conceito superior; ou matriculado em cursos com conceito 4 ou 5 desde que o orientador seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Pós Doutorado no Exterior: o candidato deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil e deve possuir o título de doutor quando da implementação da bolsa, no caso de proposta aprovada e ter vínculo empregatício no Brasil.

Benefícios

Os benefícios serão calculados de acordo com a tabela do CNPq em vigor.

  1. Mensalidades;

  2. Auxílio-instalação (para os candidatos que ainda não se encontrem no exterior na data da concessão da bolsa);

  3. Passagem aérea de ida e volta em classe econômica, preferencialmente em tarifa promocional;

  4. Seguro-saúde, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita.

Nota: não há benefício a dependentes.

Duração da Bolsa

A duração da bolsa de Doutorado Sandwich é de três a 12 meses, enquanto que a bolsa de Pós Doutorado no Exterior tem duração de seis a 12 meses. Em ambos os casos é permitida prorrogação, desde que não ultrapasse o tempo total de 12 meses.

Requisitos

Veja os requisitos para cada modalidade de bolsa acessando a página de normas específicas para Doutorado Sandwich e Pós Doutorado no Exterior.

Forma de Solicitação

Os interessados em submeter propostas a este programa deverão empregar o formulário específico de submissão da chamada Calendário - Cronograma 1, 2 e 3 de Bolsas Especiais no Exterior, disponível na Plataforma Carlos Chagas, acessando o link Doutorado Sanduíche (SWE) - Parceria CNPq/Labex-Embrapa ou Pós Doutorado no Exterior (PDE) - Parceria CNPq/Labex-Embrapa e preenchendo com todas as informações solicitadas. Recomenda-se a submissão nos Comitês de Assessoramento (CA’s) das Ciências Agrárias.

Contatos

Para outros esclarecimentos utilize a Central de Atendimento do CNPq pelo telefone 0800 619 697 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min).

Home Page

http://www.cnpq.br/bolsas/labex_embrapa_2011.htm

Fonte

As informações descritas acima foram obtidas na home page da Financiadora.

Leave a Reply