Edital MCT/CNPq/Finep nº 04/2011 - Apoio à Realização de Eventos Relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação

Descrição

O Edital MCT/CNPq/Finep nº 04/2011 tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, apoiando a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados necessariamente à ciência, tecnologia e inovação, que venham a ocorrer no período de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012.

Data Limite

Cronograma 1: Encerrado

Cronograma 2: Eventos a serem realizados entre 01/01/2012 a 30/06/2012: até 3 de outubro de 2011.

Nota: as propostas devem ser transmitidas ao CNPq, até as 18h, horário de Brasília, da data limite de submissão das propostas. No entanto, o sistema eletrônico (servidor de rede) receberá propostas com tolerância de mais 24h, encerrando-se, impreterivelmente, às 18h do dia posterior à data limite de submissão das propostas, horário de Brasília.

Elegibilidade

Poderão apresentar propostas:

  1. Pesquisadores, professores e especialistas com vínculo formal com :

      a) Instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos;
      b) Centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos;
      c) Empresas públicas, que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação.
  2. Pesquisadores aposentados, desde que mantenham atividades acadêmico-científicas vinculadas a IES, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos;

  3. Dirigentes de associação científica ou tecnológica de âmbito nacional.

 

Valor Financiado

Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$150.000,00.

Itens Financiáveis

Os recursos serão destinados ao financiamento de itens de custeio, compreendendo:

  1. Passagens e diárias para conferencistas, exceto para bolsistas de Produtividade do CNPq (PQ e DT) que recebam Adicional de Bancada (Grant). Clique aqui para consultar os valores para diárias;

  2. Serviços de mídia impressa e eletrônica para confecção e publicação de Anais, impressão de material gráfico ou eletrônico (folders e cartazes) para divulgação do evento e criação e manutenção de página do evento na internet;

  3. Translado de participantes do evento;

  4. Locação de salas de conferência com respectiva infraestrutura, aluguel de equipamentos áudio visuais, tais como projetores, sonorização, computador multimídia, além de serviços de tradução simultânea, recepcionista e secretaria.

O CNPq poderá conceder recurso financeiro para permitir a participação de bolsista de Iniciação Científica em eventos internacionais realizados no Brasil, no montante de até 15% do valor solicitado para o evento, desde que a instituição promotora ofereça, para este fim, contrapartida de valor equivalente.

Nota: O valor total solicitado para os itens de custeio descritos nos itens 2 a 4 deverão ser incluídos no campo “Custeio” do Formulário de Propostas Online. Os valores de passagens e diárias descritos no item 1 deverão ser incluídos em campos do mesmo nome do referido formulário, seguindo as instruções lá contidas.

 

Prazo de Execução

As propostas deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 12 meses. Excepcionalmente, mediante apresentação de justificativa, o prazo de execução dos projetos poderá ser prorrogado.

Requisitos

Requisitos quanto à proposta:

  1. O evento deverá ser necessariamente relacionado à ciência, tecnologia ou inovação;

  2. O evento deverá ter abrangência nacional ou internacional e ser realizado no Brasil;

  3. A proposta deverá ser apresentada na forma de projeto de pesquisa, contendo as seguintes informações, de forma a permitir sua adequada análise por parte dos comitês julgadores:

      a) Conter a programação preliminar do evento;
      b) Conter o orçamento detalhado, com discriminação dos recursos solicitados de custeio;
      c) Informar a existência de financiamento de outras fontes, quando for o caso.

Os demais requisitos quanto ao proponente e equipe de apoio e quanto à instituição de execução podem ser vistos no item II.2 do Edital.

 

Forma de Solicitação

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O proponente receberá, após o envio, um recibo eletrônico de protocolo da sua proposta, o qual servirá como comprovante da transmissão.

O arquivo contendo o projeto de pesquisa deve ser gerado fora do Formulário de Propostas Online e anexado a este, nos formatos “doc”, “pdf”, “rtf” ou “post script”, limitando-se a 1Mb. Caso seja necessário utilizar figuras, gráficos, etc., para esclarecer a argumentação da proposta, estas não devem comprometer a capacidade do arquivo, pois propostas que excedam o limite de 1Mb não serão recebidas pelo guichê eletrônico do CNPq.

Contatos

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereço editalarc2011@cnpq.br.

O atendimento a proponentes com dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas Online será feito pelo endereço suporte@cnpq.br ou pelos telefones (61) 3211 9004 ou 3211 9354, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30min as 18h30min.

Home Page

http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/004.htm

Fonte

As informações descritas acima foram obtidas na home page da Financiadora.

Leave a Reply