Conselho Nacional de Estudantes Canadenses: Premiação Canadá, América Latina e Caribe

Deadline para apresentação de proposta: 24 de novembro de 2011.

TIPO DE OPORTUNIDADE: Doação mediante concurso

RESUMO DA OPORTUNIDADE:

Esta premiação visa apoiar acadêmicos de universidades ou instituições de ensino na América Latina e Região do Caribe para realizarem pesquisas, inclusive colaborativas, contribuindo para a compreensão das relações bilaterais e multilaterais entre o Canadá e os países da America Latina e Região do Caribe. A premiação apoiará com custos diretos relacionados ao projeto de pesquisa e quando houver necessidade de viagem ao Canadá, fornecerá assistência para passagens aéreas internacionais e uma taxa de subsídio fixo semanal por um período não superior a cinco semanas.

Os prêmios podem ser concedidos para:

1. Projetos de pesquisa relacionados às relações entre Canadá e América Latina e Caribe, entre as regiões como um todo ou qualquer parte. Embora aplicações de todas as disciplinas relacionadas aos estudos canadenses sejam bem vidas, o Conselho está particularmente interessado em projetos que tenham políticas relevantes para o Canadá e para a política externa do Canadá. Temas que são destacados como relevantes para a política externa do Canadá incluem democracia e estado de direito; desenvolvimento econômico e prosperidade; meio ambiente; gestão da diversidade; parceria norte americana; paz e segurança.

2. Estudos interdisciplinares ou multidisciplinares

3. Estudos comparativos com conteúdo substancialmente canadense (33% ou mais)

Poderá ser dada prioridade para projetos que relacionem a política externa canadense; ou situações contemporâneas e questões que apontem opções para desenvolvimento futuro; ou que foquem nas relações bilaterais canadenses.

ENTIDADE ELEGÍVEL

A premiação será disponibilizada para acadêmicos e pesquisadores provenientes de todos os países da América Latina e Caribe. As aplicações devem ser submetidas pelo pesquisador principal designado com a corroboração oficial da instituição que atua.

Os aplicantes devem:

1. Ser membros em tempo integral do corpo docente de uma instituição de educação superior reconhecida ou instituição de concessão de grau equivalente na América Latina e Caribe, ou acadêmico pertencente a instituições de pesquisa e de planejamento de políticas que realizam projetos de pesquisa significativos sobre relações bilaterais e/ou multilaterais.

2. Possuir graduação equivalente a mestrado ou mais

3. Possuir conhecimento de francês ou inglês para conduzir os trabalhos

Além disso, embora não seja obrigatório, aplicantes devem apresentar evidências do interesse ou envolvimento com o Canadá antes da aplicação. O interesse pode ser demonstrado por meio de cursos ministrados ou pesquisas conduzidas pelo aplicante, atividades extras, ou filiação na Associação para Estudos Canadenses em sua região ou país. Preferência deve ser dada para projetos que envolverão mais de um país.

VALOR DO PRÊMIO

A Premiação Canadá, América Latina e Caribe será composta de uma subvenção no valor de até CDN$10.000, com base na análise do orçamento proposto para a pesquisa. Mais de um prêmio deve ser oferecido anualmente. Os candidatos contemplados não poderão realizar nova submissão até demonstrarem que preenchem os termos e condições da premiação anterior.

COMO APRESENTAR A PROPOSTA

A proposta deve ser apresentada a uma missão canadense local com o aval oficial da instituição pelo pesquisador principal designado que deve ter constituído uma equipe de pesquisa. A proposta, em inglês ou francês, consistirá em um formulário de inscrição completo e outros documentos nele indicado.

Os formulários de inscrição podem ser obtidos no link:

CLACA Application form: Adobe PDF Form format (http://iccs-ciec.ca/pages/z_pdfs/form-CLACA_en.pdf)

SELEÇÃO E NOTIFICAÇÃO

Todas as propostas passarão por uma avaliação preliminar que será realizada pela missão canadense local e após será encaminhada para o Comitê de Seleção do Conselho Internacional para Estudos Canadenses (ICCS) em Ottawa. Esse Comitê inclui estudiosos canadenses e pelo menos, três acadêmicos de outros países que se encontra anualmente em janeiro. O Comitê baseará sua decisão nos critérios abaixo:

- Excelência acadêmica da proposta

- Conteúdo canadense

- Relevância da proposta em sua contribuição para os estudos canadenses

- Viabilidade do projeto de pesquisa

- Probabilidade de publicação quando concluída a pesquisa.

Após revisão da aplicação, o Conselho Internacional para Estudos Canadenses em Ottawa encomendará sua indicação ao Departamento de Assuntos Internacionais e Comércio Exterior (DFAIT), que realizará a decisão final. Todos inscritos serão notificados por escrito sobre o resultado final de sua aplicação, normalmente dentro de 90 dias após a data limite para submissão da proposta.

PROCEDIMENTO DE PAGAMENTO

Os contemplados receberão um Acordo de Subvenção detalhando o valor e condições da subvenção. O acordo deve ser assinado e enviado para a missão canadense dentro de 30 dias. Uma primeira parcela correspondente a 70% do valor total da subvenção será concedida depois que a Missão Canadense receber o Acordo de Subvenção assinado. Os 30% restantes serão pagos após o recebimento do relatório de atividades.

OUTRAS INFORMAÇÕES

E-mail: academic.bsb@international.gc.ca

Leave a Reply