Visita do Embaixador da França no Brasil à SECTES

O Embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, esteve em visita oficial no Estado de Minas Gerais entre os dias 1 e 4 de abril de 2011. Ele foi acompanhado pela Embaixatriz - Jocelyne Saint-Geours, do Cônsul da França no Rio de Janeiro - Jean-Claude Moyret, do Adido Cultural da Embaixada da França - Serge Borg, do Cônsul Honorário da França em Belo Horizonte - Manoel Bernardes. Junto com o Cônsul Honorário de BH e o Adido de Cooperação Cultural, o Embaixador visitou a Secretartia de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) onde ele foi recebido pelo Seceretario de Estado Narcio Rodrigues e a Assessora de Parcerias Nacionais e Internacionais Cynthia Rocha. A Srta. Cynthia Rocha teve a oportunidade de apresentar as parcerias de Minas Gerais com a França que contam com a participação da SECTES.

Confere! 

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/ciencia-e-tecnologia/34877-novas-parcerias-em-ciencia-e-tecnologia-poderao-ser-firmadas-entre-minas-gerais-e-franca-novas-parcerias-em-ciencia-e-tecnologia-poderao-ser-firmadas-entre-minas-gerais-e-franca

 

Histórico das relações com a França:

  • Nos últimos anos, os governos subnacionais brasileiros e franceses vêm desenvolvendo intensas relações de cooperação internacional.
  • 2005: Celebração do Ano do Brasil na França.
  • 2006: I Encontro de Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira, em Marselha. Primeiro de uma série de encontros entre autoridades governamentais do Brasil e da França, seguido da segunda e terceira edições.
  • 2008: Acordo de irmandade entre a região francesa Nord-Pas de Calais e o Estado de Minas Gerais. Em 2009, foi assinado o Acordo de Cooperação entre as duas regiões, com o intuito de fomentar ações coordenadas em diversas áreas, como a mineral, recuperação de áreas degradadas, questões energéticas e desenvolvimento cultural e social. Nord-Pas de Calais é hoje nosso principal parceiro.
  • 2009: Ano da França no Brasil. A comemoração teve como propósito consolidar a presença da França no Brasil. Foram realizadas exposições, projetos, eventos culturais. A 5ª Inovatec, por exemplo, teve como país homenageado a França.
  • Em maio desse mesmo ano, o então Secretário da SECTES, Alberto Portugal, e uma delegação brasileira composta por outros profissionais da área do leite, fizeram visita à França, nas cidades de Grenoble, Rennes e Lille, para tratar principalmente da questão do Leite.
  • Maio de 2010: Conferência Internacional de Materiais e Meio Ambiente, em Ouro Preto, e Workshop de clusters, em Lille.
  • Agosto de 2010: Reuniões Técnicas sobre Planejamento Territorial e Recuperação de Áreas Degradadas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
  •  Dezembro de 2010: Missão técnica e econômica – Ecotecnologias e Planejamento Territorial, Belo Horizonte – Minas Gerais
  •  Janeiro de 2011: Missão ARCUS, Belo Horizonte – Minas Gerais.
  •  Fevereiro de 2011: Missão IAUL (Instituto de Planejamento e Urbanismo de Lille), estudo comparativo das regiões metropolitanas de Lille e Belo Horizonte.

 

brasil-franca

Leave a Reply