Líderes ibero-americanos fecham acordo sobre desenvolvimento tecnológico

Estoril (Portugal), 1 dez (EFE).- Os líderes de Estado de América Latina, Espanha e Portugal acordaram na 19ª Cúpula Ibero-Americana, que terminou hoje na cidade portuguesa de Estoril, promover o desenvolvimento científico e tecnológico para superar os efeitos da crise financeira e melhorar a qualidade de vida na região.

A Declaração de Lisboa, assinada hoje pelos líderes, centrada no tema principal da cúpula - inovação e conhecimento - considera que ambos são instrumentos fundamentais para “erradicar a pobreza, combater a fome e melhorar a saúde”.

O documento pede que os Governos fortaleçam as instituições nacionais ligadas à inovação e a promover a cooperação solidária entre os países da região.

Para isso, promoverão a criação de “um novo e ambicioso programa cuja definição estará a cargo de um grupo de trabalho de responsáveis governamentais de cada país, coordenado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib)”.

Será um programa “para pesquisa aplicada e inovação tecnológica, inclusivo e aberto a todos os países, complementar dos programas existentes e estreitamente articulado com os mesmos”.

A declaração final não menciona o Programa Região Ibero-Americana Inova, dirigido a reforçar a cooperação em matéria de pesquisa aplicada e inovação tecnológica entre as empresas da comunidade, devido à oposição da Venezuela, segundo fontes da Segib.

O documento inclui também o objetivo de potencializar a formação de “talento e recursos humanos” em inovação científica e tecnológica, “procurando atrair mais jovens às corridas científicas”.

Aposta também por desenvolver estratégias de fomento “da inserção laboral”, incluindo o emprego das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) “para a geração de trabalho digno”.

Os líderes acordaram impulsionar medidas com o objetivo de universalizar o acesso às TICs e o desenvolvimento de conteúdos digitais através de programas de alfabetização digital e tecnológica.

Também pedem a criação de condições propicias para proporcionar recursos destinados a fomentar “a inovação nas pequenas e médias empresas”.

O documento destaca o papel essencial “do Estado para encorajar e coordenar ações e políticas de inovação no âmbito econômico e social”, além de ressaltar a importância da inovação, do conhecimento e da transferência de tecnologia para enfrentar a mudança climática.

Neste sentido propõe “participação ativa e coordenada” na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Copenhague, de 7 a 18 de dezembro. EFE

Fonte: G1

2 Responses to “Líderes ibero-americanos fecham acordo sobre desenvolvimento tecnológico”

  1. RICK disse:

    PillSpot.org. Canadian Health&Care.No prescription online pharmacy.Special Internet Prices.Pillspot.org. Herbal-supplements@buy.online” rel=”nofollow”>.…

    Categories: Anti-allergic/Asthma.Womens Health.Antidiabetic.Stop SmokingMens Health.Mental HealthAntidepressants.Pain Relief.Stomach.Eye Care.Anxiety/Sleep Aid.Vitamins/Herbal Supplements.Weight Loss.Blood Pressure/Heart.Antiviral.Antibiotics.Skin…

Leave a Reply