Clipping - Segunda-feira, 28 de setembro de 2009.

EL PAÍS

MICHELETTI DECRETA ESTADO DE SÍTIO EM HONDURAS

O governo ilegítimo de Honduras deixou em suspenso cinco importantes garantias constitucionais (liberdade pessoal; liberdade de expressão; liberdade de associação e união; livre circulação e direitos das pessoas detidas), e decretou o estado de sítio para todo o território nacional durante os próximos 45 dias. Além disso, Roberto Micheletti se reserva no direito de fechar os meios de comunicação que considera hostis. Desde seu refúgio na embaixada brasileira, o presidente deposto, Manuel Zelaya vem evocando a resistência pacífica a seus seguidores, contudo, isso se torna cada vez mais difícil. Ontem, a delegação de negociação da OEA foi impedida de chegar ao país e tiveram que retornar aos Estados Unidos.

 

LA NACIÓN (Costa Rica)

AMÉRICA DO SUL E ÁFRICA INICIAM NOVA ETAPA DE COOPERAÇÃO

Mais de sessenta países da América Sul e África, reunidos desde sábado, firmaram um acordo para uma declaração final que fixará bases de cooperação birregional em âmbitos como finanças, energia e ambiente. A II Conferência América do Sul – África (ASA), celebrada na ilha Margarita (norte da Venezuela), rearfirmou a vontade dos países participantes de concretizar uma união Sul –Sul, que multiplicará forças em tempos de crise.

 

LA NACIÓN (Argentina)

 OS EXPERIMENTOS SOLARES DO GOOGLE

O Google está consciente do consumo de eletricidade intenso de suas operações. Há cerca de dois dias, a companhia publicou pela Reuters sua decepção a respeito dos curtos avanços tecnológicos que estão sendo obtidos em certas áreas das energias renováveis. Assim, a empresa decidiu executar alguns projetos relacionados a este problema. Um dos objetivos que se propôs foi inventar sua própria tecnologia para espelhos de usinas de energia solar térmicas de forma a reduzir os custos energéticos em 25%.

Leave a Reply