Clipping - Segunda-feira, 10 de agosto de 2009.

 

EL PAÍS

CÉLULAS TRONCO ABREM UMA NOVA FRENTE NA PESQUISA SOBRE O CÂNCER

As células iPS (induced pluripotent stem cells) são obtidas reprogramando simples células da pele ou do cabelo, mas são tão versáteis como as embrionárias. A revista Nature adianta hoje cinco trabalhos importantes para sua futura aplicação médica e que abrem novas frentes para o estudo da pesquisa sobre o câncer. As iPS, ou células tronco de terceira via, nem adultas e nem embrionárias – revolucionaram no últimos dois anos a pesquisa na medicina regenerativa. O objetivo da clonagem terapêutica é a futura obtenção de células tronco geneticamente idênticas a de um adulto.

 

CHÁVEZ ESQUENTA A CONFERÊNCIA SULAMERICANA

Há apenas algumas horas antes do início da Conferência da União de Nações Sulamericanas (UNASUL), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez voltou a descarregar denúncias contra a Colômbia, país com o qual possui as relações diplomáticas congeladas. O líder venezuelano denunciou uma incursão militar colombiana em seu território, que Bogotá se negou a assumir.

 

THE NEW YORK TIMES

O MERCADO ONLINE FLORESCE NA CHINA

Em toda a China milhões de graduados, comerciantes e aposentados estão utilizando o site Taobao para vender roupas, telefones celulares, brinquedos e demais produtos. Analistas da internet afirmam que o florescente mercado – que remete aos primeiros dias do eBay, quando os americanos começaram a realizar audiências de leilões online – tornou o Taobao o mais novo “queridinho” da China. Com apenas seis anos de existência, o Taobao já possui 120 milhões de usuários registrados e 300 milhões de produtos listados. Seus comerciantes produziram, aproximadamente, 15 bilhões de dólares em vendas no último ano.

 

LA NACIÓN

EMPRESA CRIA PAINÉIS PORTÁTEIS PARA GERAR ENERGIA LIMPA

Uma nova e mais barata tecnologia oferece a empresas, governos e pessoas de todo o mundo a possibilidade de gerar energia limpa em qualquer parte do planeta sem se importar se há vento o suficiente, chuva, radiação solar ou biocombustíveis. Se trata das chamadas Móbile Power Station, painéis de geração elétrica que são pré-fabricados. Por serem muito mais compactas que as tradicionais, podem ser transportadas facilmente e ser instaladas em uma área superior a 15 metros quadrados. Estes painéis foram desenhados por engenheiros de Arlington, Estados Unidos.

Leave a Reply